segunda-feira, 28 de maio de 2012

Movimento rápido ou devagar no Pilates?




































Ola pessoas!
  
Vamos continuar a falar sobre o Pilates ok?!

O porque dos exercícios terem que ser executados de maneira lenta, e não de forma rápida, como fazemos em uma academia, por exemplo:

Simples! Pois aumentam o controle e a harmonia do exercício, que são estabelecidos pela ativação de mais unidades motoras e fibras musculares, ocorrendo também o aumento do tempo de fixação das pontes cruzadas entre a actina e a miosina (ciclagem). Este fenômeno gera uma maior proteção ao redor da articulação, estabilizando o movimento. O estimulo neural é mais direcionado respeitando o tempo para um novo disparo, evitando a tetania (acúmulo de estímulos neurais nos receptores musculares) e conseqüentemente a fadiga muscular.

A velocidade de contração é inversamente proporcional a força, o aumento de uma, leva a diminuição da outra. Associando todas essas explicações ao fato do método Pilates ser caracterizado como um exercício global (utilização de mais de um grupamento e de mais de uma articulação, durante os exercícios) realizar os exercícios dessa forma trás maiores benefícios para músculos e articulações, dificultando o aparecimento de lesões.(http://dicasdametacorpus.wordpress.com/

 Relembrando: 

Um exercício bem feito precisa:

Concentração;
Movimentos controlados e lentos;
Contração do Power House;
Crescimento Axial (Não deixar a postura "afrouxar").



Certo?!


Links que vocês também podem visitar:

Pilates emagrece?

Pilates...Joseph Pilates...

"no pain no gain"??? Haaa! Até parece!!
Enviar para o Twitter

sábado, 19 de maio de 2012

Pilates emagrece?

Ola Pessoas!!!


Vamos abordar um assunto, que sempre, em qualquer época do ano ano, incomoda a todos: Perder peso!

Bom...Todos sabemos que o método Pilates tem como objetivo tornear e fortalecer os músculos além de outros benefícios para a saúde, como podemos ver nesse post Pilates...Joseph Pilates... , alem de tudo isso, ele ajuda a emagrecer! Sim, sim..!!! Vamos entender como:

O Pilates é uma atividade que possui fases aeróbica e anaeróbica (presença e ausência de oxigênio), que variam de acordo com a intensidade com que é realizada.

De acordo com Michel Salgado e Rodrigo Nascimento, fisioterapeutas da Metacorpus Studio Pilates:

"Conseguimos em 1 hora de aula de alta intensidade, queimar em torno de 450 calorias." Destaca Salgado. Ele reforça que para perder peso é preciso aliar a uma dieta de baixas calorias. Segundo Rodrigo Nascimento, coordenador técnico, também da Metacorpus, o Pilates pode trazer os mesmos benefícios musculares que a academia, desde que seja praticado com periodicidade. Além de secar a barriga. 

"Ficou um conceito de que o Pilates não gera hipertrofia e que a musculação "gera" muito mais músculos, mas na verdade isso não depende da mola ou dos aparelhos, mas sim da forma certa de trabalhar para alcançar este objetivo com o método, explica. 

Resultados rápidos:  
Para sentir os efeitos do Pilates é recomendável a prática três vezes por semana ou, no mínimo, duas. 

O criador do método garante que: em 10 aulas o aluno sente o resultado; em 20 aulas vê o resultado, e em 30 aulas, tem um corpo novo! 
Cada sessão dura 1 hora, tempo que permite desenvolver uma carga com cerca de 20 exercícios. Para resultados seguros, procure profissionais especializados. Entre eles, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico e professor de dança. (http://dicasdametacorpus.wordpress.com/)








É isso! Enviar para o Twitter

domingo, 6 de maio de 2012

Contusão & Distensão Muscular. Você sabe a diferença?




Ola pessoas!

Hoje iremos abordar um assunto, bastante comum do nosso dia-a-dia, principalmente para aqueles que praticam esporte com frequência: Contusão e Distensão Muscular. Uns acham que são palavras sinônimas.... Porem tem a sua diferença... Vamos entender:


Contusão muscular é uma lesão resultante de um trauma direto e compressivo sem que exista ferimento na pele, esse ferimento só ocorrera, a partir do momento que os tecidos subjacentes sofrerem um atrito subcutâneo com lesão deles e de vasos sanguíneos, sendo que os mais freqüentemente lesados são vasos superficiais no tecido celular subcutâneo que levam a formação de equimoses e, por fim, quando a contusão rompe vasos de maior calibre ocorre à formação de hematomas.
Isso ocorre em maior parte em lesões esportivas, pois acometem principalmente os praticantes de esporte de contato, como o futebol, basquete e rugby.
A musculatura mais envolvida é a do quadríceps seguida pela do gastrocnêmio devido a colisões diretas entre jogadores de equipes opostas.






< Quadríceps                                             Gastrocnêmio >




Sinais e sintomas: dor localizada na realização de movimentos ativos e passivos ou até mesmo sem movimentação, formação de edema, equimose e hematoma devido a resultados de sangramento e limitação de movimento. Com isso, de acordo com a perda da função após a lesão, as contusões podem ser classificadas em leves, moderadas e graves.

Durante o exame físico devem ser observados a presença de outras patologias associadas, alterações de volume, hiperemia, equimose e hematoma.

O tratamento clínico para contusões: aliviar o quadro álgico e a redução da inflamação. Intervenção fisioterapêutica desde os estágios iniciais para uma resolução mais rápida da patologia. Como principais recursos fisioterapêuticos, são destacados a crioterapia associada à elevação e compressão, o laser, o ultra-som, os movimentos passivos, isométricos, ativos e intra-articulares, alongamentos, exercícios de cadeia cinética fechada e aberta, além dos exercícios resistidos.


A distensão muscular é provocada pela fadiga do músculo. O interessante é que sempre avisa que está prestes a acontecer. O indivíduo sente dor e tem uma contratura muscular por minutos ou segundos antes da ruptura. Se soubesse respeitar esse sintoma e parasse imediatamente o exercício, poucos seriam os casos de distensão, uma lesão que ocorre no ventre muscular e não nos tendões.

Sinais e sintomas: Dor aguda, Enfraquecimento muscular, Edema e Alteração na cor da pele.

Possíveis causas: Falta de aquecimento adequado nos exercícios; Músculos curtos e tensos; Sobrecarga nos músculos; Contusão forte sobre a região.

Como evitar: Para que a massa muscular exerça uma atividade durante período prolongado de tempo, precisa ser adequadamente preparada. A fase de aquecimento é importante para ativar a circulação da musculatura e pôr em atividade metabólica todas as fibras musculares que vão ser requisitadas pelo movimento, e os exercícios de alongamento, para que a fibra muscular lenta e progressiva atinja toda a capacidade de movimento e extensão. Desse modo, procura-se evitar que, durante o jogo de futebol, por exemplo, de maneira abrupta, o músculo se rompa e o jogador sofra uma distensão que pode afastá-lo do campo por muito tempo.

Tratamentos: Bandagem e compressão; Repouso, gelo e elevação das pernas; Alongamento; Eletroterapia; Treinamento de fortalecimento com exercícios que não provoquem dor, devidamente acompanhados por Fisioterapeutas.  

É isso pessoas!!! 

Alias, vamos nos ligar, porque ja começou a temporada de vacinação contra a gripe.... Veja o video abaixo e tirem suas duvidas! ;)






Certo?!
Enviar para o Twitter