domingo, 23 de janeiro de 2011

Ginástica Holística. Ja ouviu falar?





E aí pessoas!


Bom...Ainda em ritmo de academia... Vamos falar um pouco sobre uma ginástica que aos poucos vem conquistando à todos... A Ginástica Holística.


É um trabalho corporal que propõe deixar o corpo e a mente em equilíbrio. Com movimentos lentos, realizados em grupo ou individualmente, o aluno trabalha o autoconhecimento, postura, controle do corpo e coordenação motora. Sendo também abordados o relaxamento, a boa colocação de ossos e articulações, a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, modelando o corpo e contribuindo para melhorar todas as funções do organismo.



É indicada para:


Corrigir a postura;
Tratar problemas osteoarticulares;
Relaxar;
Trabalhar a respiração;
Melhorar a coordenação motora;
Modelar o corpo;
Equilibrar corpo e mente.


No site da Marie Claire, tem exemplos de alguns exercícios que vocês podem fazer em casa...Como por exemplo:



Posicione um tubo de PVC (é fácil encontrá-lo em lojas de material para construção) com cerca de um metro de comprimento e 10 centímetros de diâmetro no chão e deite sobre ele, apoiando toda a coluna e a cabeça. Abra os braços em cruz e deslize o dorso das mãos e antebraços para os lados, formando um candelabro. Fique nessa posição durante cinco minutos. MAIS: Esse movimento libera a tensão da coluna. Se a sua postura não é exemplar, pode sentir um leve formigamento.





Deite de barriga para cima, com as pernas dobradas e os joelhos apontando para o teto. Acomode um rolo de macarrão sob o pescoço, próximo ao ombro. Então, peça a ajuda do seu parceiro ou de uma amiga para deslizar o rolo do pescoço (próximo aos ombros) à base do crânio, como se abrisse uma massa. Volte à posição inicial e repita o movimento cinco vezes. MAIS: O exercício melhora a concentração e a circulação sanguínea para a cabeça. Pode ser feito antes de uma reunião.





Deitada de barriga para cima, com os joelhos dobrados, coloque uma bola macia (melhor ainda se ela estiver um pouco murcha) ou um rolo de toalha sob a cabeça. Comece fazendo movimentos de "sim" com a cabeça. Eles devem ser vagarosos e de pouca amplitude. Repita 10 vezes. Realize o movimento contrário, de negação. Repita mais 10 vezes. Por último, imagine que tem um pincel na ponta do nariz e desenhe microcírculos. MAIS: Além de relaxar a região da nuca, o movimento induz e melhora a qualidade do sono.



Certo?!








PLANTÃO PGFYSIO


SOS Rio de Janeiro


Pessoas...Quem quiser ajudar os animais que foram resgatados nessa castrofe que ocorreu no Rio.... Nesse link explica melhor...E tem os endereços dos postos de arrecadação...http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/863575-voluntarios-recolhem-animais-feridos-no-rio-saiba-como-ajudar.shtml

Não vamos esquecer que todos somos filhos de Deus.... E que temos direito a vida! Todos! ;))


Informações para doações aos desabrigados e desalojados da região Serrana do Rio de Janeiro precisam de doações de água potável, alimentos prontos para consumo, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável. Brinquedos para crianças também são bem-vindos, uma vez que muitos estão órfãos e ainda nem sabem.



Shoppings:

Shopping Iguatemi – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232. São Paulo/SP. Tel.: (11) 3816-6116

CenterVale Shopping - Av. Deputado Benedito Matarazzo, 9403. Jardim Oswaldo Cruz - São José dos Campos/SP. Tel.: (12) 3924-3000

Taubaté Shopping - Av. Charles Schneider, 1700, Vila Costa. Taubaté/SP. Tel.: (12) 3634-7999


Cruz Vermelha:

Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis (próximo ao aeroporto de Congonhas)Dias e horários: Segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.Informações: (11) 5056-8667 ou pelo e-mail voluntariado@cvbsp.org.br

OABItaquera:

Avenida Pires do Rio, 3740

Jabaquara: Rua Afonso Celso, 1.200

Lapa: Rua Afonso Sardinha, 13

Pinheiros: Rua Filinto de Almeida, 42

Santana: Rua Victório Primon, 372

Santo Amaro: Rua Alexandre Dumas, 224

São Miguel Paulista: Rua Ten. Miguel Délia, 114

Tatuapé: Rua Santo Elias, 483

Vila Prudente: Avenida Sapopemba, 4.064


Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso (próximo à estação Vergueiro do Metrô)Telefone: (11) 3397-4002


A Igreja Católica também vai ajudar as vítimas no Rio. O cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, lançou nesta sexta uma campanha pelas vítimas por meio da Cáritas Arquidiocesana. O dinheiro arrecadado será encaminhado para Petrópolis e Nova Friburgo.


Banco ItaúAgência: 7657Conta: 10.834-1


A Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente é número 110000-9, na Agência 0741-2. Há também a conta 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal. O CNPJ da Prefeitura é número 29.138.369/0001-47.


Prefeitura de Nova Friburgo

Banco:

Banco do Brasil

Agência: 0335-2

Conta: 120.000-3


Defesa Civil – RJ

Banco:

Caixa Econômica Federal

Agência: 0199

Operação: 006

Conta: 2011-0


Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro

CNPJ 02932524/0001-46

Banco: ItaúAgência: 5673

Conta: 00594-7


Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)

Banco: Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Operação: 003

Conta: 1490-8


Faça a sua parte! Doe e ajude a salvar vidas!!!!







Enviar para o Twitter

sábado, 15 de janeiro de 2011

Preparado para a Academia???

E aí pessoas!!!
Como vocês estão???

Verão esta aí... Ja ja é o Carnaval... E todos ficam alucinados para fazer algo em que beneficie esteticamente o corpo (uma pena que toda essa vontade só dura no verão).

Mas....Tudo tem que ter uma atenção máxima... E na Academia temos que prestar atenção durante a musculação!
Abdominais, flexões, legpress...Todos termos conhecidos para quem é um "rato de academia". Certo?!





O "Exercício Resistido Sistematizado" ou como todos conhecem como a Musculação, é uma atividade onde todos procuram para conseguir ganhar saúde corporal e bem estar, além de afastar as doenças e melhorar o desempenho nos esportes. Porém, se não for realizado de forma correta, a musculação pode ter efeito inverso do que é esperado. Sem uma avaliação postural adequada, os praticantes acabam sofrendo entre outros problemas, alterações na coluna vertebral decorrentes dos exercícios, provocando dores e incômodos.



Bom...O que a PGFysio quer nos mostrar sobre o assunto??? Hum?
Clicando na imagem abaixo você entrará no site da revista Crefito...


...La você podera ver uma apresentação com figuras mostrando os perigos da musculação...São exemplos de alguns exercícios não recomendados para quem já possui problemas na coluna.

Ainda nesse link, você pode analisar a pesquisa que foi realizada com 306 praticantes de musculação e os resultados que foram encontrados em relação as alterações na coluna vertebral. Esta bem legal a animação e super fácil de entender!!! Eu recomendo!



Com tudo isso vocês me perguntam: E agora??? Deixo de fazer a musculação???



Take easy... O que eu só quero mostrar com tudo isso... É a importância de você conhecer, entender e saber identificar os sinais que seu corpo lhe mandam! Não tenha medo de chegar para um instrutor de sua Academia e tirar suas dúvidas e medo... Não faça NADA sem saber o porque e como fazer...Ok?!



Esse assunto eu li na Revista Crefito que me chegou agora (Ano 7- Edição 4/SP) e me chamou muito atenção...Pois falam da importância de um trabalho multidisciplinar entre educadores físicos e fisioterapeutas na academia, pois seria essa alguma das maneiras de investir na qualidade dos serviços prestados e potencializar os resultados do treinamento realizado pelo profissional de Educação Física.






Certo?!






PLANTÃO PGFYSIO:

Genteeeee....Quem quiser ajudar o pessoal la do Rio de Janeiro...Podem ajudar pela Cruz Vermelha...Aqui esta o site para maiores informações: http://cvbsp.org.br/inicial.html

E não vamos esquecer deles...Que não conseguem falar, não sabem se defender... http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4891887-EI17544,00-ONGs+coletam+donativos+para+caes+abandonados+no+Rio+apos+chuva.html Enviar para o Twitter

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hey! Psiuuuu....Você alguma vez....

E aí pessoas!!!!
Tudo certo?

Genteeee...O que mais que vocês gostariam de saber (Não...Não falo sobre a estréia do BBB 11 que acontecera amanha...Adoroo!!!)...Vocês fazem direto... Não sabem se é certo ou errado..Nas suas empresas, perguntam sempre para os fisioterapeutas de plantão... Ja sabem do que estou falando??? Hein?! Nãooooooooooooooooo?????

É sobre estalar regiões do corpo!!!

Sim sim!!! Todoooooos tem essa mania de estalar os dedos...Coluna...Mas nunca sabem se estão agindo corretamente, certo?!






Pois bem! Na reportagem do yahoo, fala um pouco sobre isso...

Segundo o ortopedista Alberto Tesconi Croci, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, a brincadeira não traz motivo de preocupação. "Se não causam dor, os ressaltos (como os médicos chamam os estalos) não precisam ser vistos como um problema. Trata-se de uma reação natural do organismo a um estímulo", diz o médico.

O barulho que você escuta ao puxar os dedos, por exemplo, é resultado de uma diferença de pressão. "O líquido que está de um dos lados da articulação passa para o outro lado quando você estica ou pressiona alguma parte do corpo. É desta passagem que vem o barulho", explica o ortopedista.

Se vocês repararem, logo depois de um estalo, dificilmente você consegue repeti-lo com a mesma intensidade. É preciso esperar alguns minutos para que o líquido volte a se acumular, gerando a diferença de pressão novamente.





No caso da coluna, que é formada por uma série de pequenas articulações, o movimento do fluido sinovial, contido nestas articulações, causa os estalidos que você escuta quando torce o tronco ou quando se estica para trás ou para frente.

Mas nem todos os estalos estão ligados às articulações. Alguns deles ocorrem nas chamadas fáscias (camadas mais profundas da musculatura). Quando é estimulada de forma abrupta, principalmente em pessoas sedentárias, a fáscia gera os estalos (porque, dentro dela, também há um líquido semelhante àquele contido nas articulações). "A diferença aqui é que, normalmente, há dor neste tipo de ressalto. Ele acontece nos movimentos bruscos da escápula e dos ombros, por exemplo".


ATENÇÃO



De acordo com essa reportagem, os estalos não engrossam os dedos, como pensa muita gente. Segundo o médico, as articulações ficam mais grossas com a idade, independente se há ou não ressaltos.
Nas situações em que há dor, é importante buscar ajuda de um especialista. Assim ira aliviar o desconforto, e descobrir por que a dor apareceu e dar um jeito para que isso não ocorra novamente.
Pessoaaaaas....Se você já fez alguma aula de educação física ou frequenta a academia, certamente já se deitou num colchonete à espera das estaladas que o professor daria na sua coluna, sob a justificativa de colocá-la no lugar. Estou certa, ou estou certa???

Na próxima vez que ouvir o convite, recuse. Ninguém ajusta a coluna com a pressão das mãos. Um terço da população brasileira tem escoliose e o ser humano não é simétrico, pessoas destras tendem a ter braços e pernas do lado direito maiores e isso não chega a ser um problema, afirma o ortopedista.
É lógico que existem mais estudos sobre esse assunto...Nada ainda é certo...Podemos dizer que na área da saúde, é um tabu falar sobre estalos...Cada um tem a sua opinião! Que alias, fiquem a vontade para deixar a sua!
Independentemente...Alongue-se sempre!!!! Faça a sua atividade física!!! Pois assim, você estara "lubrificando" suas articulações, cuidando do seu corpo...E em caso de dor...SEMPRE procure um especialista...ok?!




Certo?!














Enviar para o Twitter

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano novoooooo!!!! Que venha 2011!!!




E aí pessoas!!!!

Pois é...2011 chegou!!! E que nos traga muita saúde, paz, sabedoria e amor!

Passaram bem a virada?? Com responsabilidade???Isto é...Não abusaram do alcóol certo?!



Bom...Enquanto vocês não decidem qual post querem para o fim de Janeiro (Pleaseeeee não esqueçam de votar, ta?!)....Vim aqui só para alerta-los....Ou melhor, lembra-los dos cuidados e atenção que temos que ter na hora de ingerir o alcóol.





Quem pensa que o alcóol é um estimulante, se engana! O que acontece é que o alcóol proporciona a diminuição da inibição...Talvez por isso, há a confusão de que o alcóol "solta a pessoa"...Mas na verdade nada mais é do que um depressor, que pode até induzir ao sono...Por isso a preocupação em não pegar o carro depois de beber!









ALGUMAS VERDADES E MENTIRAS SOBRE A BEBIDA

"Vou tomar café forte" - Apesar de estimulante, o café de nada altera o estado de embriaguez.

"Vou tomar banho frio" - Água fria apenas dá a sensação de "acordar" no instante da ducha. Os efeitos do álcool, porém, permanecem inalterados.

"Vou tomar vento" - Os efeitos do álcool não se dissipam com um "ventinho". Só o passar do tempo elimina o álcool do organismo.

"Vou comer antes de beber" - Os efeitos do álcool variam de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: o álcool sempre produzirá alterações em sua percepção, ainda que você esteja muito bem alimentado.

"Vou tomar um remédio" - A ciência não conseguiu produzir qualquer droga que elimine os efeitos do álcool. Nenhum comprimido, nenhuma receita milagrosa.
"Vou beber porque conheço o meu limite" - Ninguém está tão acostumado a beber a ponto de ficar livre dos efeitos do álcool. É difícil saber exatamente a hora de parar. Até porque a primeira função a ser comprometida pela bebida é a capacidade crítica.

"Vou beber esse tipo de bebida porque é mais fraca." - Não existem bebidas fracas. O que determina o estado de alcoolemia é a quantidade de álcool ingerido. Ingerir 340ml de uísque ou cachaça não faz muita diferença. O certo é que, quem bebe, diminui os reflexos e não pode, de maneira alguma, dirigir.
Certo?!
Enviar para o Twitter