domingo, 26 de setembro de 2010

Salto alto X Rasteirinha .... Quem ganha?


























Ola pessoas!!!

Bom...Pelo que notei....Salto alto é um assunto que chama muita a atenção...Por ser sinônimo de beleza, elegância....E dor também! Por isso optei em aprofundar um pouco nesse assunto...



Salto X rasteirinha.... O que é mais prejudicial???


Como fisioterapeuta, não posso esquecer de alertar que ambas as sandálias vão atuar de alguma forma, prejudicando assim a nossa postura.


Vimos no post anterior que o salto alto pode ocasionar o surgimento de dores na região lombar, causadas por hiperlordose em virtude da má postura, imposta pelo salto. Ainda, ocorre o encurtamento dos tendões e músculos das panturrilhas, acompanhado de dores frequentes na parte posterior das coxas. Saltos que tenham acima de cinco centímetros já podem causar problemas." De acordo com o Ortopedista, quando o calcanhar é mantido elevado o tempo todo, ao tentar tocar com ele o chão, a usuária dos calçados altos perceberá, através das dores, que os tendões e músculos estão retraídos, sem o tamanho necessário para permanecerem no solo. Certo?!


Refrescada a memória em relação ao salto alto...Vamos para as rasteirinhas! Sera que ela é melhor que salto alto?


Para quem pensa que o uso frequente da sandália rasteira poderia amenizar as possíveis dores causadas pelo salto alto, engana-se. Estas, não apresentam um solado firme que garanta uma boa pisada, por possuírem um material mais rígido. Assim, não absorvem o impacto ao caminhar e não oferecem o conforto e flexibilidade necessária para que não haja a deformidade do calçado ao andar sobre pisos irregulares. Por isso, quem prefere somente as rasteiras também seguirá sentindo dores nos pés e nas panturrilhas.




Vamos fazer uma rebelião e todas eliminarem os sapatos????







????????????????????????????????????????












Calma...Muita calma!!! O que acontece é o seguinte...Você não pode viciar no uso somente de um tipo de calçado (ainda mais se este lhe causa problemas...)...Por exemplo, o salto alto, como medida preventiva, sugere-se que aquelas que necessitam deste tipo de calçado como exigência no trabalho devem fazer um rodízio entre os modelos que estão na sapateira. Quem tem o salto como parte integrante do uniforme profissional, uma alternativa mais adequada e preventiva, seria utilizar, a cada dia, um tamanho diferente. Dessa forma, os pés não ficam expostos à mesma posição de maneira contínua. O mesmo vale para a rasteira...Certo?!





Ahhh!!! Tem ainda os homens!!! Vocês não usam salto alto...Mas também tem que tomar cuidado com os calçados que compram...!

No caso deles, que no verão acompanham as mulheres no uso das sandálias, assim como elas, acabam sentindo dores localizadas. Podem ser acometidos por problemas como:

- Joanete - um desvio lateral acentuado do polegar do pé, causado pelo uso de sapato social de bico fino;

- Esporão calcâneo - o surgimento de uma ponta de osso como se fosse um calo no calcanhar;

- Fasceíte plantar - inflamação da camada fina que envolve a musculatura da planta do pé.

De acordo com o Traumatologista, a melhor forma de prevenção, nestes casos, é utilizar modelos com solado flexível e acolchoado, com bico quadrado.


Bom...Falado tudoooooo...Mulheres, vamos fazer um apanhado geral nas diferenças de saltos...ok?!



Tipos de Saltos

* Agulha

Vilão! Nas alturas e com bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.

* Fino
Pode causar torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.

* Plataforma
Oferece melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.

* Centro
O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.

* Quadrado
O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

* Anabela
Pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores por distribuir bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.






Certo?!

Enviar para o Twitter

sábado, 18 de setembro de 2010

Salto alto: Sinônimo de fetiche ou dor?



E aí pessoas!!!
Tudo certo?!

Bom...Vamos falar de SALTO ALTO... Sim sim...Salto altíssimo...não é mulheres?! rsrsrsrsrsrs

Quem não gosta de usar um??? Até as altas gostam!!! Ficamos com as pernas mais torneadas, ficamos mais esbeltas, sexy, charmosas...Enfim...e todo homem baba por uma perna, principalmente de salto alto...! ;) É FATO!










Pois bem! Recebi um email muito interessante sobre os malefícios que um salto alto pode nos causar... Vou colocar algumas partes desse texto aqui, para vocês:

14/08/2010 Pesquisa comprova que salto alto provoca varizes e doenças venosas
Rosemeire Soares Talamone - Agência USP

Pesquisa realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, comprovou cientificamente o que, na prática, muitas mulheres já sabiam. Salto alto, principalmente utilizado por longos períodos, pode dar origem a varizes e outras doenças venosas como vasinhos, flebites e até tromboses.

Vamos entender um pouco a nossa circulação sanguínea....




O sangue chega às pernas pelas artérias e volta pelas veias, como se fossem duas ruas de mão única, uma vai, outra vem. Esse fenômeno, chamado de retorno venoso, é fundamental na circulação.A origem da maioria das doenças venosas é a sobrecarga ou a desorganização deste circuito, por exemplo, permitindo que a veia funcione como uma rua de mão dupla ou que haja grande volume residual de sangue, comprometendo a função hemodinâmica do sistema venoso, ou seja, o fluxo sanguíneo nas veias.O uso do salto alto, segundo dados da pesquisa do médico Wagner Tedeschi Filho, impede que o tornozelo trabalhe em seu ângulo ideal. Isso limita a articulação e leva a um encurtamento do curso de trabalho da panturrilha."A panturrilha não contraindo de forma ideal acaba por bombear mal o sangue e há uma queda na fração de ejeção de sangue, ou seja, sobra mais sangue na perna, o chamado volume residual venoso. Esse resíduo pode provocar hipertensão venosa nos membros inferiores, dando origem a varizes e outras doenças venosas", afirma Tedeschi Filho.

A pesquisa...


... foi dividida em duas partes. A primeira avaliou a influência da altura e do formato dos saltos em 30 mulheres, com idade entre 20 e 35 anos. Cada uma das voluntárias foi avaliada, por meio do exame chamado pletismografia a ar, em quatro situações: a voluntária calçada com salto de 3,5 centímetros (cm), salto agulha de 7,0 cm e salto plataforma, tipo Anabela, de 7,0 cm, e descalça.



...Os resultados mostraram que o maior volume residual ficou com os saltos de 7,0 cm, tanto agulha quanto plataforma. Enquanto o volume residual venoso considerado normal é de 35%, nesses saltos chegaram a 59% em média, na plataforma, e 56%, no agulha. Já o salto comum, 3,5 cm, deixou 49% de resíduo, enquanto descalço foi de aproximadamente 35%."Não foi apenas uma maior retenção venosa que o salto alto provocou, também ficou prejudicada a capacidade de contração da panturrilha. Além disso, o salto plataforma apresentou uma tendência a ser ainda mais deletério que o salto agulha", alerta o pesquisador. Segundo ele, o estudo mostrou que quanto maior o tempo de uso do salto, maior a exposição a esse fator prejudicial.


É Lady Gaga....Cuidado hein?!











...Agora entendemos porque o homem não gosta de usar um salto alto....E sim, só apreciar a mulher que usa um.... ;)



Certo?!

Enviar para o Twitter

sábado, 4 de setembro de 2010

Liberte o Homem do Século XXI dentro de você! ;)

Pessoas....Tudo certo?!


Bom...Depois que postei sobre o câncer de mama... Achei interessante postar, sobre o câncer de próstata!


Porque não???? Assim como nós mulheres temos que cuidar da nossa saúde... VOCÊS homens, tambem tem!







Vamos la!




















>> A próstata é uma glândula próximo a bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma);


>>Assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos;


>>História familiar de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral, podendo refletir tanto fatores hereditários quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;


>> Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.



Sintomas
O Câncer da próstata em sua fase inicial tem uma evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes ao crescimento benigno da próstata (dificuldade miccional, freqüência urinária aumentada durante o dia ou a noite). Uma fase avançada da doença pode ser caracterizada por um quadro de dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, como infecções generalizadas ou insuficiência renal.


Agora...O que vocês (ridiculamente) mais temem....... O DIAGNÓSTICO:


É feito pelo exame clínico (toque retal) e pela dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês), que podem sugerir a existência da doença e indicarem a realização de ultra-sonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). Esta ultra-sonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar a biópsia prostática transretal.





Homens de minha vida....Eu fiz mais esse post, para vocês cairem na real, de que se o médico pedir o exame de toque, vocês não vão deixar de ser mais ou menos homem, por causa disso!!! Se fosse assim, nós mulheres, nos sentiriamos cada vez mais invadidas, toda vez que fossemos ao ginecologista! ;))






Precisamos quebrar esse tabu... E fazer com que o exame da próstata seja uma situação normal... No qual você tem que passar, pelo bem da SUA saúde!


Liberte esse homem do século XV que esta dentro de você....E deixa o homem do século XXI aparecer... Afinal, nada mais retro que homem que se acha o ogro, o homem das cavernas!!! Hello!!!!!!!! Isso não é ser machoooo!!!! rsrsrsrsrs




Vamos fazer uma campanha e fazer aparecer esses homens que SÃO do século XXI!!!





NÓS AGRADECEMOS!!!















Certo?!
Enviar para o Twitter