domingo, 29 de agosto de 2010

Dia Nacional de Combate ao Fumo!


E aí pessoas!!!

Bom...Estava lendo meus emails hoje, e recebi um email bem interessante:



"Ajude a tornar a vida melhor, conscientize um fumante. Dia 29 de agosto - Dia Nacional do Combate ao Fumo"



Pois bem! Todo mundooooooooooo sabe dos malefícios do cigarro, certo?! Aqui vai um pequeno refresco para sua memória:

Lembrou??? Não??? Aqui vai mais um refresco:







Sem bla bla blas....Pois todo mundo é inteligente o bastante para tomar as decisões certas para sua vida... Mas um dado que eu li e que me preocupa é que 24,6 milhões de brasileiros AINDA fumam. Sendo que, em média, 7 FUMANTES PASSIVOS (isto é, pessoas como eu, como você, como o seu amigo...Pessoas que NÃO FUMAM, mas tem que se adaptar ao mundo do fumante...Pois em qualquer lugar que você vá, tem alguem fumando... ) MORREM POR DIA no Brasil!!!

Gente!!!! Hello????? É muitooo!!!!!! E essas pessoas nem fumam!!!! Pelo amor!!!


Por essas razões e outras, sou totalmente a favor da LEI ANTIFUMO:

"Há exatamente um ano – em agosto de 2009 – era publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a Lei 5.517, proibindo o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno em recintos de uso coletivo. A lei entrou em vigor em novembro.No Estado de São Paulo, onde a lei entrou em vigor em 7 de agosto, foram aplicadas 822 multas em 361 mil inspeções até o último 31 de julho. A adesão, segundo a Secretaria da Saúde, foi de 99,7%.Quase todos os Estados brasileiros (com exceção de Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) tomaram a mesma iniciativa. E atualmente tramita no Congresso o Projeto de Lei 315/08 para tornar o Brasil, como um todo, um país livre de tabaco. No Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo."


Que me desculpem os fumantes... Se vocês se responsabilizam pelos seus atos, isto é, FUMAR... Nós, não fumantes, não somos obrigados a suportar esse tipo de situação. Sei que tem fumantes conscientes, que respeitam o outro, e saem de perto das pessoas para fumar na paz, na boa... Mas a maioria, infelizmente, não faz isso...Seja por distração, falta de bom senso....Enfim...não nos respeitam....

Me desculpem o desabafo! Mas isto é sério! O cigarro ele MATA! Seja agora, amanha...Em um futuro distante...Mas, mais dia menos dia...Você vai SENTIR SIM os malefícios do cigarro...Desculpa, mas é a realidade!




A Organização Mundial da Saúde (OMS) registra mais de 60 mil pesquisas publicadas e reproduzidas em diversos lugares do mundo, comprovando a relação causal entre o consumo do cigarro e doenças graves como câncer de pulmão (90% dos casos), enfisema pulmonar (80%), infarto do miocárdio (25%), bronquite crônica e derrame cerebral (40%).




Sem contar, o que o cigarro causa para o meio ambiente:

"Neste processo, queimam-se muitas árvores, na proporção de uma árvore para cada 300 cigarros produzidos. Além disso, árvores também são sacrificadas para a fabricação do papel utilizado na manufatura do cigarro. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não serão refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem. "



Pensem, reflitam... Não é facil acabar com um vício... Mas acreditem no poder da mente. O que você realmente quer, você vai conseguir, seja a curto, médio ou a longo prazo! Acredite!


E para nós mulheres... Aqui vai um link de uma reportagem sobre nós! rsrsrss... Nós somos o tema do combate ao fumo desse ano. Nele mostra as dificuldades que temos em parar de fumar... Diz que temos mais dificuldades do que os homens! Entrem no link e leiam com atenção! É bem legal!

"Mulher tem mais dificuldade de parar de fumar do que o homem"


Vamos la pessoas!!!!! Acredito em vocês hein?!




Certo?!

Enviar para o Twitter

sábado, 28 de agosto de 2010

OMG!!! Que tempo louco!



E aí pessoas?!



Sobrevivendo ao ar que estamos respirando nesses últimos dias???

Difícil né?!

"No Brasil o desafio é conviver com a umidade baixa. O clima está tão seco que a garganta seca, o nariz pode sangrar e aumentaram os casos de asma e bronquite. Os postos de saúde estão lotados."




Reclamações de ardência nos olhos, irritação na garganta, respiração difícil...São mais alguns exemplos de sintomas que temos quando o tempo se encontra assim! As maiores vítimas da baixa umidade são as crianças. Quando, ainda por cima, o ar da cidade é poluído, a situação piora. É o caso de São Paulo.




Mas...O que significa a "baixa umidade do ar"???







Pois bem...Algumas dicas básicas para sobreviver à uma situação dessas...




- Beber água para manter as mucosas hidratadas: Isso é o básico. Mas para pessoas com rinite ou crianças...Vale abrir mão de um soro nasal!




- Não praticar esportes nos horários mais quentes;




- Evitar ar condicionado;




- Se a tosse insistir, fazer inalação com soro fisiológico: Assim alivia bastante e previne a ida à hospitais e uso de medicamentos;




- Faça compressas com água boricada ou compressa gelada nos olhos: Assim mantem a hidratação do globo ocular. Se tiver na escola ou no trabalho, é legal ter em mãos colírio lubrificante (peça ajuda ao seu oftalmo, ok?!);




- Uso de umidificador, bacia com água ou toalha úmida no quarto;




- Evite banhos quentes! Assim não resseca a sua pele... Opte por banhos mornos, e logo em seguida, se lambuze de hidratante! Assim não sentirá a sua pele maltrada pelo tempo seco! ;)


E aí?! Tem mais dicas legais, para sobrevivermos à esse tempo louco??? Compartilhe com a gente!!! ;)







Certo?!

Enviar para o Twitter

sábado, 21 de agosto de 2010

Autoexame da mama. Você ja fez o seu hoje?

E aí, pessoas!!
Tudo certo?

No trabalho, nessa semana, havia um stand da Hering com camisas diversas tanto para homens como para mulheres, para ajudar na campanha contra o cancêr de mama. Uma blusa mais linda que a outra.....Quase mórri!!! rsrsrsrssss...

Anyway....Porque eu estou falando tudo isso??? Primeiro para dizer que apoio sempre campanhas que và realmente ajudar em algo ou à alguem! Segundo...Por que eu achei interessante postar algo sobre o Autoexame da mama. Sempre é bom divulgar medidas de prevenção. Afinal...Essa é a minha área! ;)




Bom...Vamos la!

- Seguindo o desenho acima...Na primeira fileira visualizamos o que devemos fazer diante do espelho:

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico.

Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.


- Na segunda fileira é como se estivessos no banho:

Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama.

Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.

- Por fim, na ultima fileira, é na situação em que estamos deitadas:

Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atràs da cabeça.

Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro.

Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda. Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.






A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamàrias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motiva-la a procurar esclarecimentos com o mastologista. Lembre-se que 80% dos nódulos mamàrios são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada com o câncer.





O que você deve procurar:


1. Caroços (nódulos);

2. Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio);

3. Secreções mamilares existentes.


O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o autoexame no primeiro dia do mês.



A mamografia é o unico método de detecção precoce. Portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.







Certo?!

Enviar para o Twitter

sábado, 14 de agosto de 2010

O cérebro. Ou melhor o cérebro feminino e o masculino....Sera?!

E aí pessoas?!

Tudo certo?!
Bom...Eu lendo os meus emails hoje...Eis que me surge essa nota:

11/08/2010 Circuitos do cérebro têm organização parecida com a internet
Redação do Diário da Saúde

Neurocientistas da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que o cérebro é formado por circuitos interconectados em uma rede parecida com a internet.A descoberta questiona uma hipótese longamente sustentada, de que haveria uma organização hierárquica no cérebro, onde áreas acessórias alimentariam as áreas "mais importantes", como a responsável pelo pensamento consciente.Poucas regiões foram mapeadas em tão grande detalhe quanto o cérebro, tanto de animais quanto do próprio cérebro humano.

Apesar de todo esse conhecimento, contudo, o fato é que até hoje os cientistas não sabem como todas as partes falam umas com as outras."Nós começamos em um ponto e seguimos pelas conexões. Isto nos levou a uma série muito complexa deloops e circuitos. Não é um organograma. Não há nenhuma parte superior ou inferior lá," conta Larry W. Swanson, que desenvolveu a pesquisa juntamente com seu colega Richard H. Thompson.Conectoma.

Devido à complexidade da tarefa, o estudo agora realizado baseou-se em uma pequena área do cérebro de um rato, relacionado com o prazer obtido com a comida. Mas os resultados representam um grande passo rumo a um melhor entendimento das conexões cerebrais - o chamado conectoma. A maioria dos estudos anteriores que tentaram rastrear sinais pelo cérebro usaram apenas um sinal, em uma direção, em um único ponto."[Nós] podemos olhar para até quatro links em um circuito, no mesmo animal, ao mesmo tempo. Essa foi a nossa inovação técnica," explica o pesquisador, que acredita que o modelo da internet poderia explicar a capacidade que o cérebro tem para se recuperar de danos locais.Embora o estudo não seja definitivo, os cientistas agora têm um modelo alternativo para pensar como o cérebro funciona.http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=circuitos-cerebro-organizacao-parecida-internet&id=5570&nl


Um momento "Saúde Curiosidade"....Mais precisamente falando...




Porém...Um cara...Parece que ja descobriu como funciona o cérebro...Melhor ainda!!! Como funciona o cérebro da mulher e o cérebro do homem!


É muito bom o video! Tem 10 minutos...Mas garanto que se você parar para ver, não vai se arrepender!





E aí?! Gostaram do vídeo? Concordam com ele??? rsrsrsrssssss

























Certo?!

Enviar para o Twitter

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Alimentação: CUIDADO- Você é o que você come!

Ola, pessoas!!!

Estava pesquisando vídeos no youtube...E achei um muito legal! Fala de forma simples e objetiva sobre como se alimentar da forma certa...É bem engraçadinho o video! E curto...Que é o principal! rsrsrsrsrs



Na dúvida, sempre procure um nutricionista que são os profissionais mais qualificados para traduzir informação científica sobre alimentos e nutrição em conselhos práticos com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas.

Por isso, vamos começar a ficar mais atento com a alimentação...Saber balancear mais...e Sempre, associar com uma boa atividade física hein?! Tudo isso...Não é SÓ para ter um corpo bonito...Mas o principal: SAUDÁVEL! Think about it!







Certo?!













Enviar para o Twitter