segunda-feira, 28 de junho de 2010

Automedicação: Perigo ou Solução?



"O rei do pop morreu no dia 25 de junho de 2009 devido a uma intoxicação aguda de remédios, especialmente do anestésico de uso hospitalar Propofol."


"Ele gastava cerca de 3 mil libras (cerca de 82 mil reais) por mês na farmácia. Até nome falso o cantor usava para comprar com as receitas! Entre os itens do kit estavam o analgésico à base de morfina Vicodin, o relaxante muscular Soma e o sedativo Xanax. Ele também tomava antidepressivos e ansiolíticos. E ainda foi encontrado em sua mansão o Propofol, um medicamento fortíssimo que é usado para anestesia em processos cirúrgicos. "

Pois é pessoas! Como citei no outro post, ja se foram 1 ano da morte de Michael Jackson. Como fã assumida, passei a semana inteira assistindo especiais e documentàrios sobre ele...Com tudo isso, me veio a questão : Automedicação: Perigo ou Solução?


Assim como Michael Jackson, temos diversos outros exemplos que nos mostram que a automedicação pode nos levar a um caminho sem volta.
Não se automedica??? Responda as seguintes questões abaixo:

- Esta gripado, o que você faz?
* Médico;
* Vai à farmácia e compra um antigripal;
* Nada. Espero passar.

- Que dor de garganta insuportável! Você simplesmente...
* ...Faz aquele remédinho caseiro que a sua vó ensinou;
*...Vai à farmácia e compra um antiinflamatório;
*...Faz nada. Afinal você tem o corpo fechado, e sabe que logo logo a dor vai passar;
*...Vou ao médico. Lógico!
- Começou a te dar uma coceira por todo o seu corpo, de repente, você fica todo empipocado...
* Nossa...Vou ao hospital, o mais rápido possivel!!!
* Estou cansada, é mais fácil ir à farmácia e comprar um antialérgico;
* Nada! Ja disse que o meu corpo é fechado!

É pessoas... Se identificaram com alguma situação???

Infelizmente, a maioria de nós temos esse péssimo costume de se automedicar...Seja por causa de um difícil acesso ao atendimento médico, à falta de tempo...Ou, simplesmente por tentar solucionar os problemas de saúde com base na opinião de algum conhecido ou familiar mais próximo.


Pois bem, o que não sabemos é que quando os medicamentos são administrados com uma certa frequência e misturados, eles podem se interagir de três formas: um pode potencializar a ação do outro, pode ocorrer também a perda de efeitos por ações opostas ou ainda a ação de um medicamento alterando a absorção, transformação no organismo ou a excreção de outro fármaco. Além disso, pode ocorrer a alteração das condições fisiológicas do organismo de um paciente, por exemplo, o uso indiscriminado de medicamentos à base de um analgésico-antitérmico como a dipirona pode abaixar os níveis de células de defesa encontrados no sangue.

Outro conceito a ser tratado, e visto pela maioria como inofensivo, são os medicamentos fitoterápicos ou remédios naturais. Um medicamento fitoterápico, ou do tipo homeopático (é bom diferenciá-los: o processo de fabricação de um medicamento homeopático é totalmente diferente de um fitoterápico, bem como sua concentração final, seu modo de ação e o tempo de tratamento) usado sem uma orientação especializada pode levar à riscos: reações indesejadas.





Então, cuidado! Somos todos responsàveis, inteligentes (informação hoje em dia é o que não falta)...Para agir da forma mais correta possível. Afinal...Às vezes o caminho mais fácil...Acaba se tornando o mais difícil...Think About it!








Certo?!
Enviar para o Twitter

sexta-feira, 25 de junho de 2010

5 razões Michael Jackson para se dançar muitooo!



Ola, pessoas!!! Venho aqui hoje, como fã desde os meus 9 anos (1+4+5.....17 anos como fã!!!)...Falar desse mito! ***MICHAEL JACKSON***


Um ano sem o Rei do Pop...Mas o que esse assunto tem a ver com o blog??? TUDO!!!




Afinal...Para ter aquela flexibilidade toda que o homem tinha...Só com muito alongamento muscular... Sem contar, que estamos falando sobre algo que alivia a nossa mente, isto é, ouvir música, assistir à mega concertos...Relaxa a mente e consequentemente relaxa o físico. Pois você esta mais feliz, endorfina, musculatura relaxada...Resultando à...Sem desconforto!!! Bárbaro!!!



MJ fez e faz parte da minha vida! Me lembro com 9 anos...Em 1993, ano mágico...Ano em que ele estaria aqui no Brasil...Todos falavam dele, rádios, programas de TV, revistas, jornais...Não...internet ainda não existia...e se sim, estava bem no começo...kkkkkkkkkkk....Tudo isso, me fez querer saber quem era ele...E logo me apaixonei! Música, voz, dança...WOW...Sua dança me hipnotizava!!! E me hipnotiza ate hoje! Ele conseguia mexer cada articulação do corpo....Sem muito esforço....E sem sair do lugar!!!

Anyway...Não vou me extender muito...Esse post é em homenagem à ele...Afinal faz 1 ano que ele se foi (pelo menos todos pensam isso....kkkkkkkkkkkkkk...."Michael não morreu!"rsrsrsrs) Gostaria que todos respeitassem esse post, pois sei, que apesar do mito que ele é...Nem todos curtem o seu trabalho... Mas aqui vão as




5 mais Michael Jackson: Porque todos deviam dançar, sozinho, acompanhado, em baladas....rsrsrsrs Use a imaginação! ;) :


1- Melhora a flexibilidade;



2- Melhora do condicionamento aeróbico;



3- Aprimoramento da coordenação motora;



4- Perda de peso;



5- Bem estar psicológico: socialização, combate à depressão e à timidez, alegria, auto-estima elevada e disposição para encarar as dificuldades do dia-a-dia são apenas algumas das transformações que se nota em quem se arrisca a adentrar o mágico mundo da dança.




Nesse vídeo mostra alguns truques e dicas para quem quiser tentar imitar o MJ.









É isso pessoas!!! Espero que vocês tenham curtido esse post super, hiper, mega especial, mesmo áqueles que não curtem MJ....E....dancem muitooooooooooooooooooooo......!!!!












Certo?!
Enviar para o Twitter

sábado, 12 de junho de 2010

Vacinou é gol!


E aí pessoas!!!
Hoje, ate as 17h aconteceu no Brasil inteiro a vacinação contra a poliomelite, conhecida como paralisia infantil...Pausa para entender melhor...

"A poliomielite é uma infecção transmitida por meio do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Os principais sintomas são: febre, mal-estar, dor-de-cabeça e em alguns casos paralisia flácida (incapacidade de mexer os membros). Para esta doença não existe tratamento, apenas a vacina garante a imunização."

...Continuando...Foi uma campanha que tinha como objetivo imunizar 317 mil crianças!


A primeira fase acabou...Mas fiquem espertos...a 2 fase acontecerá em Agosto! Para maiores informações é só clicar no logotipo acima...Ok?!

Avisem á todos que vocês conhecem que ja tenham filhotes....É muito importante para as nossas crianças!




Certo?!

E....AGUARDEM!!!

25 DE JUNHO...POST MAIS DO QUE ESPECIAL!

Aqui no PGFysio!

Enviar para o Twitter

domingo, 6 de junho de 2010

Futebol...Copa do Mundo...Benefícios...Sacou?!


E aí pessoas!!!
Animados?? Afinal...é nessa 6f que se inicia a Copa do Mundo 2010! Todos esperançosos para que o Brasil consiga enfim chegar ao Hexa!

Com isso...Vamos falar um pouquinho do benefício de se praticar o futebol como atividade física, certo?!

Pois bem...O número de calorias queimadas durante a atividade física depende de muitos fatores, como o peso corporal, a intensidade e tempo de exercício, o nível de condicionamento e o metabolismo individual.


Pensando em um indivíduo saudável do sexo masculino com aproximadamente 75 kg....

......É....Então.....Anyway....Vamos supor que ele jogue futebol! Dependendo da posição na qual ele joga, o futebol pode ser uma atividade de força ou um exercício cardiovascular. Existe um risco elevado de lesões, mas com o uso de materiais de proteção, a atividade pode ser segura. Em condições competitivas, uma hora de partida pode representar a queima de aproximadamente 700 calorias.


Outros benefícios que podemos citar, em relação ao futebol, são:

- Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
- Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;
- Elimina o estresse e a ansiedade;
- Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
- Estimula a circulação sangüínea;
- Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;
- Aumenta a socialização, afinal é um esporte coletivo.


É isso!!! Curtem bastante a Copa, afinal ela só acontece de 4 em 4 anos....kkkkkkkkkk...E....AGUARDEM....
....AINDA NESSE MÊS, mais precisamente dia 25 de Junho, um post mais do que especial aqui no blog...!




AGUARDEM!



Certo?!

Enviar para o Twitter