sábado, 29 de maio de 2010

Wii na Fisioterapia!






Wii é um video game da sétima geração (sei la o que isso quer dizer...), onde se destaca pelo seu controle sem fios e por ser capaz de detectar movimentos em três dimensões.







Porque eu disse tudo isso???




Pois devido à esses controles e sensores que captam o movimento de quem esta jogando, alguns desses jogos do Wii obrigam que os jogadores exercitem braços e pernas....Entãoooooooooooo...Meu blog se direciona à saúde.....Isso quer dizer que....Esse videogame, alem de entreter, também ajuda na reabilitação de pacientes que necessitam de fisioterapia!!! Bingo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk






É verdade!!! Acabei de ler uma reportagem super legal na revista "Crefito Sp", Ano 7 e Edição1, onde cita que o Wii foi implantado em 2008 na Clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).



Como funciona o Wii Sports???



Pois bem...Seus jogos possibilitam o exercício dos membros superiores (ombro, cotovelo e punho).



Vantagens???


Sim sim...Esses jogos alem de trabalhar os movimentos de quem esta jogando, os motiva!!! Pois, nem sempre são fáceis as sessões de fisioterapia...Alem do mais, para pacientes que precisam permanecer por um longo tempo na fisio...


Apesar das vantagens, o Wii veio para a fisioterapia, para SOMAR, COMPLEMENTAR o tratamento do paciente. A sessão convencional de fisio não pode ser substituída.





Mais: Paciente sempre é supervisionado pelo terapeuta na hora de praticar algum jogo no Wii...Para evitar quedas ou acidentes, principalmente com pacientes que possuem falta de equilibrio.








Como funciona o Wii Fit???






Possui o Balance Board, uma plataforma similar a uma balança com sensores que captam o movimento. Os jogos do Wii Fit trabalham no fortalecimento dos mebros inferiores e na melhora da postura da coluna. Como também auxilia no recondicionamento do equilíbrio, a plataforma é utilizada em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).







Certo?!
Enviar para o Twitter

domingo, 16 de maio de 2010

Fisioterapia em ação: No Trânsito!

Sim sim...pessoas! Vocês não entenderam errado....Vamos falar da Fisioterapia ajudando você no trânsito!

"Engata a primeira, acelera, freia, engata, acelera, freia...Buzinas, motos, roncos de motores, freadas bruscas..." Assim que começa o artigo sobre "Trânsito?!?! Relaxe..." da revista Crefito Sp, Ano 7- Edição 1. Quando li, logo pensei (não, não...Não vou declamar um poema! rsrsrs), "Preciso postar sobre esse assunto no blog!!!".

Pois essa é uma rotina que todos nós passamos a semana inteira! Saímos bem de casa (pelo menos na maioria das vezes! rsrsrsrs), porem logo ficamos irritados na ida ao trabalho,"Thanks Trânsito", irradiando assim para o nosso físico (dor no pescoço, coluna...) e chegando ao destino acabados! Passamos pelo stress normal no dia de trabalho...E la vem a volta...Naquele trânsito MA RA VI LHO SO...Que só parece que piora a cada dia que passa....E chegamos em casa, como se tivessemos sido aniquilados em uma batalha (o que não deixa de ser verdade, certo?! rsrsrrs).

É isso!!! Diante de todo esse stress psicológico e físico que passamos diariamente, todos estamos propensos a desencadear desde dor, mau humor até fadiga e perda de ânimo.

Por passar muito tempo dentro do carro, alem do cansaço, podemos sentir dores musculares, principalmente nos braços e nas pernas. Esses desconfortos se relacionam com os movimentos repetitivos do ato de dirigir um carro, como por exemplo, mudar a marcha, isso somando com o fato de que a maioria de nós nos posicionamos errado no banco do carro.


Postura inadequada X Movimentos repetitivos = Lesões por Esforço Repetitivo

CALMA!!!! NÃO ENTRE EM PÂNICO....! Para tudo se da um jeito!

Há medidas preparatórias, como ajustes no banco (angulação da inclinação de 110 graus), na direção e nos espelhos (onde ao você olhar neles, só mexa os olhos, e não a cabeça, pescoço...Evitar movimentos desnecessários!). Fazer isso sempre que necessário e antes de colocar o carro em movimento....Óbvio!!! rsrsrsrsrsssss.... E há também, exercicíos que podem ser realizados apenas quando o carro encontrar-se parado no trânsito, com o simples objetivo de melhorar a circulação de retorno venoso nos membros inferiores, que tende a ficar reduzida durante a postura estática prolongada. Sem contar, que realizando esses exercicíos, ira te proporcionar alivio, por promover alternância postural, e alguns podem até trazer relaxamento, por meio de respirações mais profundas.

Bom vamos la!!!

Esses exercicíos só devem ser realizados SOMENTE quando o carro estiver parado, para evitar acidentes.



1- Levantar os calcanhares do chão, mantendo as pontas dos pés apoiadas. Levantar e abaixar 10x ambos os calcanhares.


2- Levantar uma das pernas em direção ao peito e abaixa-la. Fazer o mesmo com a outra perna. Repetir 5x com cada perna.


3- Dobrar corpo para frente em direção ao volante e um pouco para trás, forçando levemente contra o banco. Repetir 5x cada movimento.


4- Desencostar levemente do encosto do banco e girar os ombros em círculos para a frente e para trás. Repetir 5x cada movimento lentamente.


5- Girar a cabeça lentamente em um movimento amplo para o lado direito e depois para o lado esquerdo. Fazer 5x cada lado.


6- Respirar profundamente pelo nariz e soltar o ar bem lentamente pela boca. Abaixar os ombros enquanto sopra. Repetir 5x.



É isso!!! Tentem fazer...Depois me contam se deu certo...A princípio....para quem te olhar de fora...Vai, digamos, parecer um pouco doido....Ignora...! rsrsrsrs...Afinal...sua saúde esta em primeiro lugar...E não o que os outros pensam ou deixam de pensar de vc! ;)



Certo?!

Enviar para o Twitter

sábado, 8 de maio de 2010

Aproveitando o Dia das Mães...Vamos entender um pouco sobre Fibromialgia, ok?!



E aí pessoas?!
Tudo certo?!

Aproveitando que estamos no fim de semana do Dia das Mães, vou falar um pouquinho sobre a Fibromialgia. Todo mundo ja ouviu falar sobre ela, sempre associando essa doença às mulheres...Mas no fundo, não sabemos direito o que é?! Right?!

Pois bem... "O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada (o chamado "dói tudo!") e crônica." É considerada uma síndrome, pois engloba diversos sintomas, como por exemplo, fadiga, indisposição, disturbio do sono...etc.
Na fibromialgia háa o envolvimento de músculos, tendões e ligamentos, associados a sensibilidade do individuo frente a um estimulo doloroso. Isto é, a pessoa passa a sentir dor muscular e tendinosa de forma difusa e crônica em pontos dolorosos de alguma região específica do corpo.

Os principais sintomas: dor generalizada e um ou mais dos sintomas abaixo:

  • Fadiga;
  • Sono superficial e não reparador (sabe quando você acorda, com a sensação de que esta mais cansado do que o dia anterior? Parece que um trator passou por você durante a noite...);
  • Depressão psíquica;
  • Ansiedade;
  • Dor de cabeça (pode ser enxaqueca);
  • Dormência de mãos e pés;
  • Dor abdominal com períodos de prisão de ventre intercalados com diarréia.

Entenda-se que em nenhum momento havera deformação ou inflamação das articulações e os movimentos não estão limitados. O que se observa é que os portadores de fibromialgia tem os sintomas por anos sem modificações importantes. Os problemas são a dor e a fadiga.

A fibromialgia é mais freqüente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos.

E los hombres????
.................................................................................................. Anyway....rsrsrssss....Não se sabe ao certo, porque a probabilidade maior é em mulheres. Não parece ter uma relação com os hormônios, pois a fibromialgia pode afetar as mulheres tanto antes como depois da menopausa...

Como tratar??? É mais comum na fibro tratar os sintomas, ja que por enquanto ainda ha pouco entendimento em relação a sua etiologia e fisiopatologia. Diversas modalidades têm sido sugeridas desde exercícios na água, programas de alongamento, fortalecimento e condicionamento aeróbio em solo, terapias alternativas, como acupuntura, técnicas de relaxamento, massagem, dentre outros.

Bom...O que devemos concluir é o seguinte:
A fibromialgia não deve ser encarada como uma doença que necessita de tratamento, e sim como uma condição clinica que requer controle.





Então...Não se esqueça:

- Exercícios para alongamento e fortalecimento muscular;

- Técnicas de relaxamento para prevenir espasmos musculares;

- Hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse;

- Medicações para o controle da dor e dos distúrbios do sono (indicado, ÓBVIO, por um médico).

Ah!!!! Ja ía me esquecendo...Feliz Dia das Mães para todas!!!


Certo?!

Enviar para o Twitter

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Entendendo um pouco o nosso corpo.

E aí pessoas?!

Tudo certo?!

Decidi dar uma passada rápida no blog, para postar esse video do youtube. Achei muito legal! Pois mostra o nosso corpo, mais especificamente a nossa cervical e disco intervertebral em 3d!!! Show!!! Podemos visualizar todos os movimentos que são capazes de fazer...E começar a entender o porque sentimos tanta tensão, desconforto no pescoço...Quando fazemos algum movimento mais extravagante.



Vou sempre tentar postar videos legais (objetivos e curtos...kkkkkkkk) para vocês!



Certo?! Enviar para o Twitter