segunda-feira, 29 de março de 2010

Semana Mundial da Atividade Física - 3 a 10 de Abril de 2010

Pessoas...Estava eu lendo os meus emails, como de costume, e me deparo com este: "DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA". Achei bem legal, tudo a ver com o blog, e decidi compartilhar com vocês!!!



Bom...Esse é um evento que acontece simultâneamente no mundo, em que o objetivo é promover atividade física proporcionando um estilo de vida saudável para todos. Curiosos? Cliquem no link àcima para obter maiores informações.

**ATIVIDADE FÍSICA**
Vamos refrescar a nossa memória...rsrsrsrs...A atividade física, alem de exercitar o corpo, sendo para deixa-lo digamos mais bonito, mais sarado, mais tudo...rsrsrsrsss....Ela ajuda na nossa saúde física (reduzir colesterol, lubrificar as nossas articulações, proporcionar redução da osteoporose, melhora da coluna vertebral...etc) e na nossa saúde mental. Sim!!! A nossa mente...Isto quer dizer, você relaxa, fica com a auto estima mais elevada (pois você se sente bem por estar cuidando do seu corpo, do seu metabolismo...Alem lógico, o fato de conseguir perder alguns quilinhos...isso deixa qualquer um sempre, muito feliz né, meninas?! rsrsrsrs), extravasa os problemas que você teve durante o seu dia...Enfim, poderiamos elencar uma série de consequências positivas que uma atividade física proporciona para a nossa mente.








**COMO COMEÇAR A PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA**

- Primeiro...É de extrema importância você se conhecer....Isto é...É hipertenso? Tem problemas cardiovasculares? Diabetes? Estresse? Obesidade? Sedentarismo? Tabagismo? Tudo isso, é muito importante você saber, pois, ao mesmo tempo que uma atividade física vai diminuir esses fatores de risco, precisamos saber o que o nosso corpo esta apto a fazer diante de suas limitações. Então, qualquer dúvida, pelo mínimo que seja, vá a um especialista. Ok?!

- Depois, pesquise na internet os tipos de atividades existentes e seus benefícios. Aqui vão alguns exemplos de atividades bem legais: Yoga, Pilates, Natação, Caminhada...

- Por fim, escolhida a atividade, preste atenção á sua alimentação. Pois uma atividade deve sempre ser associada á uma alimentação regulada! Não precisa deixar de comer...NA NA NA...OK?! Muita calma nessa hora...O que você tem que fazer é saber reeducar a sua alimentação. Se não souber como fazer isso, procure a ajuda de um nutricionista. Ok?!

**DICA BY PAULINHA**
- Caminhada: além de ser indicado para qualquer pessoa, pois, por não proporcionar atritos nos joelhos, uma pessoa que esta ácima do peso, por exemplo, não vai se prejudicar, é uma atividade simples, porem muito eficaz, que ajuda a emagrecer e tonificar o corpo. Trabalha a função cardiovascular, melhorando o nivel de condicionamento físico; fortalece a musculatura das pernas e bumbum; reduz pressão sanguínea, niveis de colesterol no sangue, riscos de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, estresse, entre outros. Com o tempo você pode alterar a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida. Mas, apartir do momento que você optar por caminhadas rápidas é importante monitorar sua frequência cardíaca para você notar as diversas respostas que o seu corpo manda para você, diante das diferentes dificuldades que colocar em sua caminhada (De acordo com o site http://www.guiadicasgratis.com/pratique-atividades-fisicas/ , trabalhe com 60% a 75% da frequência cardíaca máxima obtida, subtraindo 220 menos a sua idade). Ah!!! Lógico!!! A caminhada é de graça!!! Então...você não tem desculpas para fugir da atividade física!!! rsrssrrs





Certo?! Enviar para o Twitter

sábado, 27 de março de 2010

Para pessoas que passam o dia inteiro sentados...Atención!


Hey você, que trabalha em escritórios e consequentemente passa o dia inteiro sentado...Não...Não falarei qual é a postura ideal...Por enquanto! rsrsrssss...Mas esse é um assunto que irei abordar sim, em um próximo post, pois é de extrema importância discutirmos a melhor forma de se colocar diante de uma mesa de trabalho, mas sem esquecer que não somos um robozinho, onde temos que permanecer nessa postura ideal por 8 horas seguidas...É um assunto digamos, complexo. Anyway...Voltando ao tópico de hoje, comecem á prestar atenção no seu corpo, quando notarem que ja estão horas seguidas sentados. Por que falo isso? Simples...pois sentar não relaxa...Muito pelo contrário:

- Pressão dos discos entre as vértebras;

- Conpressão dos vasos linfáticos;

- Aumento dos índices de gordura;


Com isso, podemos notar:

- Dores nas costas;

- Inchaço;

- Um certo aumento (incômodo principalmente para nós mulheres...) da barriga;

- etc.



Malhar 1 hora por dia sendo que o restante você fica sentado. Não adianta!





Nós não fomos desenhados para ficar sentados o tempo todo. Os nossos ossos, músculos e articulações (Sistema Musculo Esquelético), possuem como um todo, 3 funções básicas:

1- Locomoção

2- Sustentação

3- Proteção




Pensando então em uma situaçao de escritório, sentado, os músculos ficam parados, perdendo assim a sua elasticidade, flexibilidade, força e resistência. Além disso, o restante do corpo, digamos assim, tem que fazer um esforço maior para suprir essa deficiência, o que leva assim a uma má postura e desequilibrio muscular. Pensando numa situação para quem trabalha 8horas em frente ao computador. Essa postura única impede a ativação da musculatura responsável por estabilizar a coluna e encurta a musculatura posterior da coxa, levando á dores nas regiões lombar, ombros e joelhos. Outra consequência é o inchaço das pernas, graças á má circulação sanguinea dos MMII (ja que você esta sentado!).









DICA: ALONGAR MUITOOOOO AS PERNAS DURANTE O EXPEDIENTE E A CADA 50 MINUTOS IR AO BANHEIRO OU BEBER ÁGUA























Certo?! Enviar para o Twitter

quinta-feira, 25 de março de 2010

A little bit of Physiotherapy

Pessoas...Achei um video super legal no youtube...É uma reportagem do programa da Ana Maria Braga. La cita de forma geral o que é o RPG, o Pilates, a fisioterapia na gravidez....Enfim...É legal vermos que os meios de comunicação aos poucos vem entendendo melhor o que esse ramo extenso e complexo da Fisioterapia pode nos proporcionar....Espero que curtem!







Certo?! Enviar para o Twitter

segunda-feira, 22 de março de 2010

Uma pequena pausa para reflexão





Hoje 22 de Março, é o Dia Internacional da Água. Alguem sabia disso? Bom...O que isso tem haver com saúde? Tudo!!! De acordo com o site "Como tudo funciona" (http://ciencia.hsw.uol.com.br/h2o3.htm), nosso corpo é composto de cerca de 60% de água [fonte: Mayo Clinic]. A água regula a temperatura corporal, transporta os nutrientes por meio das células, mantém as membranas mucosas umidificadas e elimina as impurezas do corpo. Os pulmões têm 90% de água, o cérebro tem 70% e o sangue tem mais de 80% de água. Em poucas palavras, não podemos funcionar sem ela.




ATENÇÃO: Devido a toda essa importância, aqui vão algumas dicas de como evitar desperdícios (fonte UOL):

1- Pessoas... Ao limpar as calçadas, pelo amorrrrr, usem vassoura e balde para diminuir o gasto. Ao lavarem com mangueira durante 15 minutos, toda semana, por exemplo, você desperdiça cerca de 280 litros, ou seja, 14,5 mil litros em um ano!!!

2- O mesmo vale quando você for lavar o seu carro: com uma mangueira comum aberta durante 15 minutos, o gasto fica aproximadamente em 370 litros. Pessoinhaaaa...você sabia que com quatro baldes de 10 litros (2 para ensaboar e 2 para enxaguar), é possivel fazer uma lavagem completa, economizando 330 litros?!....Think about it!

3- Ao lavar louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja. Ensaboe todos os utensílios e só depois abra a torneira para enxaguá-los. Assim...economizará um gasto de 240 litros de água...

4- Chuveirooo...aaaahhh....esse é de ÊXTREMA IMPORTÂNCIA....Quem não gosta de brisar debaixo do chuveiro??? Deixar a água quentinhaaaa...escorrer por toda sua coluna, relaxando aquela musculatura tensa, que esta te causando uma dor chataaaaa....Pois é! Agindo assim você esta contribuindo com o desperdício de água...Um banho de 15 minutos, com a torneira aberta, consome cerca de 243 litros. Se você adquirir o hábito de fecha-la ao se ensaboar e reduzir o tempo do banho para cinco minutos, o gasto cai para 81 litros. Em um ano a economia chegara à 59 mil litros, mais que o suficiente para suprir a necessidade de consumo de àgua de outra pessoa durante 12 meses!!!

É isso...Tem vàrias outras dicas nesse site http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2007/12/03/ult4476u17.jhtm . Dêem uma espiadinha por la, como diria o nosso colega Pedro Bial...rsrsrsr...É importante sabermos no que podemos ajudar para fazer desse mundo, melhor e mais saudàvel para todos. Citando o nosso amigo MJ ...

..."If you wanna make the world a better place.Take a look at yourself, and then make a change." Traduzindo...."Se você quer fazer do mundo um lugar melhor. Olhe para si mesmo, e então faça uma mudança."

Certo?!











Enviar para o Twitter

terça-feira, 16 de março de 2010

Welcome!!!





Hey pessoas!!!

Testando o meu primeiro post!!!! Super emoção!!!!
Vamos debater bastante em relação ao mundo da Fisioterapia, em principal, o RPG. Sem nunca esquecer de assuntos importantes e que se relacionam como a Qualidade de Vida, Bem estar fisico e psicológico, stress...enfim SAÚDE. Vou sempre estar colocando curiosidades, dúvidas, soluções, interatividade....de uma forma sempre bastante atual e nada tediosa...rsrsrsrsrsssss...I promisse!!!

Enviar para o Twitter