sábado, 29 de maio de 2010

Wii na Fisioterapia!






Wii é um video game da sétima geração (sei la o que isso quer dizer...), onde se destaca pelo seu controle sem fios e por ser capaz de detectar movimentos em três dimensões.







Porque eu disse tudo isso???




Pois devido à esses controles e sensores que captam o movimento de quem esta jogando, alguns desses jogos do Wii obrigam que os jogadores exercitem braços e pernas....Entãoooooooooooo...Meu blog se direciona à saúde.....Isso quer dizer que....Esse videogame, alem de entreter, também ajuda na reabilitação de pacientes que necessitam de fisioterapia!!! Bingo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk






É verdade!!! Acabei de ler uma reportagem super legal na revista "Crefito Sp", Ano 7 e Edição1, onde cita que o Wii foi implantado em 2008 na Clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).



Como funciona o Wii Sports???



Pois bem...Seus jogos possibilitam o exercício dos membros superiores (ombro, cotovelo e punho).



Vantagens???


Sim sim...Esses jogos alem de trabalhar os movimentos de quem esta jogando, os motiva!!! Pois, nem sempre são fáceis as sessões de fisioterapia...Alem do mais, para pacientes que precisam permanecer por um longo tempo na fisio...


Apesar das vantagens, o Wii veio para a fisioterapia, para SOMAR, COMPLEMENTAR o tratamento do paciente. A sessão convencional de fisio não pode ser substituída.





Mais: Paciente sempre é supervisionado pelo terapeuta na hora de praticar algum jogo no Wii...Para evitar quedas ou acidentes, principalmente com pacientes que possuem falta de equilibrio.








Como funciona o Wii Fit???






Possui o Balance Board, uma plataforma similar a uma balança com sensores que captam o movimento. Os jogos do Wii Fit trabalham no fortalecimento dos mebros inferiores e na melhora da postura da coluna. Como também auxilia no recondicionamento do equilíbrio, a plataforma é utilizada em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).







Certo?!
Enviar para o Twitter

2 comentários:

  1. oi! boa tarde! durante a sessão com o wii e mais especificamente com a plataforma ballance board teria como eu fazer exercicios vestibulares para o equilibrio??

    ResponderExcluir
  2. Ola Veronica!

    Vc é fisio...ou paciente? Pois sempre tem que ter o auxilio de um fisio no tto ok?!

    Sim...Essa platarfoma pode ser utilizada para tratamento auxiliar em programas que visam melhorar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular dos pacientes...

    Achei dois sites legais para vc! O primeiro...Te da referencia de fisio que atua em São Paulo, que faz uso do Wii como um recurso auxiliar para o tto...Caso vc queira conversar com um fisio que usa o recurso. ;))
    http://www.efetividade.net/2008/11/20/wii-na-fisioterapia-agora-no-brasil/

    Ja nesse segundo site...Explica de forma biomecanica, como funciona essa plataforma para tratar equilibrio...
    http://ufesbimor.wordpress.com/2010/05/12/video-game-para-avaliar-equilibrio/

    Espero ter ajudado... ;))

    Qualquer coisa...Só mandar um email!

    Bjs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.