sábado, 8 de maio de 2010

Aproveitando o Dia das Mães...Vamos entender um pouco sobre Fibromialgia, ok?!



E aí pessoas?!
Tudo certo?!

Aproveitando que estamos no fim de semana do Dia das Mães, vou falar um pouquinho sobre a Fibromialgia. Todo mundo ja ouviu falar sobre ela, sempre associando essa doença às mulheres...Mas no fundo, não sabemos direito o que é?! Right?!

Pois bem... "O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada (o chamado "dói tudo!") e crônica." É considerada uma síndrome, pois engloba diversos sintomas, como por exemplo, fadiga, indisposição, disturbio do sono...etc.
Na fibromialgia háa o envolvimento de músculos, tendões e ligamentos, associados a sensibilidade do individuo frente a um estimulo doloroso. Isto é, a pessoa passa a sentir dor muscular e tendinosa de forma difusa e crônica em pontos dolorosos de alguma região específica do corpo.

Os principais sintomas: dor generalizada e um ou mais dos sintomas abaixo:

  • Fadiga;
  • Sono superficial e não reparador (sabe quando você acorda, com a sensação de que esta mais cansado do que o dia anterior? Parece que um trator passou por você durante a noite...);
  • Depressão psíquica;
  • Ansiedade;
  • Dor de cabeça (pode ser enxaqueca);
  • Dormência de mãos e pés;
  • Dor abdominal com períodos de prisão de ventre intercalados com diarréia.

Entenda-se que em nenhum momento havera deformação ou inflamação das articulações e os movimentos não estão limitados. O que se observa é que os portadores de fibromialgia tem os sintomas por anos sem modificações importantes. Os problemas são a dor e a fadiga.

A fibromialgia é mais freqüente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos.

E los hombres????
.................................................................................................. Anyway....rsrsrssss....Não se sabe ao certo, porque a probabilidade maior é em mulheres. Não parece ter uma relação com os hormônios, pois a fibromialgia pode afetar as mulheres tanto antes como depois da menopausa...

Como tratar??? É mais comum na fibro tratar os sintomas, ja que por enquanto ainda ha pouco entendimento em relação a sua etiologia e fisiopatologia. Diversas modalidades têm sido sugeridas desde exercícios na água, programas de alongamento, fortalecimento e condicionamento aeróbio em solo, terapias alternativas, como acupuntura, técnicas de relaxamento, massagem, dentre outros.

Bom...O que devemos concluir é o seguinte:
A fibromialgia não deve ser encarada como uma doença que necessita de tratamento, e sim como uma condição clinica que requer controle.





Então...Não se esqueça:

- Exercícios para alongamento e fortalecimento muscular;

- Técnicas de relaxamento para prevenir espasmos musculares;

- Hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse;

- Medicações para o controle da dor e dos distúrbios do sono (indicado, ÓBVIO, por um médico).

Ah!!!! Ja ía me esquecendo...Feliz Dia das Mães para todas!!!


Certo?!

Enviar para o Twitter

3 comentários:

  1. Uma forma discontraida de falar de fibromialgia, achei que isso fosse impossível. Gostei muito do texto bem explicativo!

    http://casadeinverno.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.